Egressos

Aristóteles de Almeida Silva

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é docente do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciclos econômicos, Schumpeter, Marx, Crise do capital, Crise de legitimação, Capitalismo tardio, Habermas, Mandel. Participou do grupo de pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia entre 2011 e 2012.

Camila Teixeira Lima

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Suas principais áreas de atuação são: Sociologia da Cultura, Teoria Crítica, Pensamento Social, Literatura e Regionalismo. Participou do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Sociologia de 2012 a 2017

Dalva Santos

É mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como gestora pública federal no Ministério da Cultura. Desenvolveu projetos de formação em produção cultural e pesquisa social, além da formulação de atividades culturais junto ao Laboratório de Políticas Culturais da UFRJ, a Organização Social Observatório de Favelas, o Centro de Artes da UFF, o Serviço Social do Comércio e demais instituições do setor da cultura. Seu trabalho de pesquisa situa-se na área da Sociologia da Cultura, com ênfase na produção cultural de periferias urbanas. Participou do grupo de pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia de 2015 a 2016. 

Fábio Luiz Lopes Cardoso

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; Graduado no curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara (FCLar), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Participou do Grupo de Pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia entre 2011 e 2013

Flávia X. M. Paniz

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP desde 2016. Possui mestrado em Sociologia (2016), no qual desenvolveu uma dissertação sobre a obra de Gabriel Cohn. Atualmente realiza pesquisa na área de Sociologia da Cultura, com foco nos debates de gênero e feminismo no Oriente Médio.  Possui interesse na área de Teorias não-hegemônicas, estudos culturais, gênero, feminismo e Estudos Pós-Coloniais. Participou do grupo de pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia de 2012 a 2017. 

Joice Vanini

É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2008), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 2013). É mestra em Sociologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP, 2015), tendo desenvolvido a pesquisa “Política Transnacional: possibilidades e implicações na obra de Jürgen Habermas”. Interessa-se pelas áreas de Teoria Sociológica e Sociologia Política nos seguintes temas: democracia, cidadania, transnacionalidade e migrações. Participou do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Sociologia de 2013 a 2017. 

Julia Souza Abdalla

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Teoria Sociológica. Possui bacharelado em Ciência Política (2011) e Sociologia (2012) e mestrado em Sociologia (2015) pela mesma universidade. Tem interesse nas áreas de Teoria Social Contemporânea, Teoria Crítica e Feminismo. Participou do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Sociologia de 2012 a 2017.

Karina Vales Cappelli

É mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. A dissertação apresentada tem o título “Renda Básica: entre comunismo e justiça social” (2013). Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009), nas modalidades Ciência Política e Sociologia. Atualmente, trabalha no programa ACESSUAS do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Prefeitura de Campinas e o Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP). Participou do grupo de pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia de 2011 a 2017. 

 

Márcio Henrique Casimiro Lopes Silva Santos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Racismo, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, reconhecimento, cidadania e classe social. Paryicipou do grupo de pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia entre 2011 e 2014.

Maria Caroline Marmerolli Tresoldi

É bacharela em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia e Ciência Política, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2015), onde desenvolveu Iniciação Científica sobre as heranças teóricas de Roberto Schwarz e a originalidade crítica de seus ensaios. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH/Unicamp, na área de Teoria e Pensamento Sociológico, desenvolvendo pesquisa comparada sobre o ensaísmo de Roberto Schwarz e de Beatriz Sarlo. Seu campo de interesse é a área de Sociologia e atua principalmente nos temas de Pensamento Social, Literatura e Sociedade e Teoria Social Crítica. Desde 2014 participa dos grupos de pesquisa Teoria Crítica e Sociologia e Pensamento Social no Brasil, nessa mesma universidade.