Estamos iniciando os preparativos para o nosso terceiro seminário!!!
Em breve teremos novidades.
Estamos iniciando os preparativos para o nosso terceiro seminário!!!
Em breve teremos novidades.
I Seminário em Teoria Crítica e Sociologia, entre os dia 10 e 11 de junho de 2015, nas dependências do IFCH/UNICAMP. Na ocisião, os participantes do grupo apresentarão seus trabalhos e haverá duas mesas redondas, uma com os professores Sílvio Camargo e Josué Pereira e o outra mesa com o professor Emil Sobottka.
No dia 11 de junho, às 11h, também receberemos para uma conferência especial o professor Moishe Postone, da Universidade de Chicago, que falará sobre "Rethinking critical theory of capitalism".
Debate sobre o ensaio "Teoria Tradicional e Teoria Crítica", de Max Horkheimer (1937).
Exposição do Prof. Dr. Sílvio Camargo, com participação dos integrantes do CEMARX (Centro de Estudos Marxistas) e do Grupo de Pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia; ambos sediados no IFCH/UNICAMP.
No II Seminário de Teoria Crítica e Sociologia, dia 28 de setembro, às 19h, teremos uma conferência com o Prof. Dr. Gabriel Cohn (USP), intitulada "Marx e Engels, Horkheimer e Adorno: quem é quem?". Na ocasião será lançado o novo livro de Cohn: "Weber, Frankfurt: teoria e pensamento social" (Azougue Editorial).
No dia 26/10, às 17h, na Sala da Congregação do IFCH, o sociólogo italiano Maurizio Lazzarato lançará seu novo livro Marcel Duchamp e a recusa ao trabalho (2017).
No dia 30/10, às 14h, na Sala Multiuso do IFCH, Lazzarato debaterá o texto: “Capitale e capitalismo”, do livro “Il governo dell ́uomo indebitato”. O convite para o debate é aberto a todos os interessados e haverá tradução.
A teoria crítica na multiplicade de suas vozes - Sílvio Carmargo, Josué Pereira da Silva (organizadores), 2017ISBN: 978-85-391-0873-2
Este livro versa sobre o que podemos chamar “a teoria crítica na multiplicidade de suas vozes” e contempla um variado leque de perspectivas teóricas e sociológicas que de uma ou outra forma se consideram ou podem ser consideradas críticas. Ele resulta das atividades do grupo de pesquisa “Teoria Crítica e Sociologia”, formado por um grupo de professores e alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da UNICAMP. Desde sua fundação em 2011, o grupo desenvolveu diversas atividades durante seus encontros mensais, incluindo discussões e debates de textos produzidos por seus membros e por outros autores. O livro é composto pelos textos apresentados em seu primeiro seminário do grupo, ocorrido entre 10 e 11 de junho de 2015, na UNICAMP.